segunda-feira, 9 de maio de 2016

RESENHA CAIXA DE PASSÁROS

O livro Caixa de Pássaros  é um thriller psicológico tenso e assustador que faz com que você queira ler o livro de uma vez só, para acabar de vez com a curiosidade que esse livro nos impõe.



Um surto desconhecido e perigoso está sendo divulgado nos noticiários e todos os meios de comunicações.  Pessoas estão tendo comportamentos  violentos e matando outras pessoas e se suicidando de forma cruel e bizarra. O primeiro caso noticiado foi na Rússia, mas a cada dia que passa, os acontecimentos que antes eram isolados, agora estão cada vez mais frequentes. 
A única informação sobre o caso é que a pessoa vê algo que a deixa perturbada e transtornada, ocasionando em mortes violentas. 

"Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que ocasionará em suicídio"

O livro é narrado em  terceira pessoa por Malorie em dois tempos, o presente e o passado que foi há quatros anos atrás, no inicio do surto.
Malorie esta cansada de ver esses tipos de notícias na TV e sua irmã Shannon já esta obcecada pelo assunto, acompanhando todos os casos e tentando alertar a irmã de como o caso esta ficando sério.
Quando as irmãs saem de carro até uma ida à farmácia para comprar um teste de gravidez para Malorie, elas percebem que as casas estão na maioria com cobertores pretos cobrindo a janela e muitas pessoas entrando em suas casas com muita comida, e é o que Shannon decidi fazer quando retornam para a casa, se prevenir.

Malorie descobre que esta grávida e assustada com o pandemônio que a cidade se transformou, começa a se precaver também começando a acreditar que algo de muito grave esta acontecendo pelo mundo e o pior, ninguém sabe de onde vem e nem como parar “o problema”, como o caso esta sendo chamado pelos repórteres.
Um jornal da região anunciou sobre um abrigo, há alguns quilômetros de onde Malorie mora, e após o surto chegar no seu bairro ela não tem outra escolha, a não ser procurar um local seguro para se abrigar e proteger o bebê que está esperando.
No abrigo, Malorie encontra mais pessoas, que como ela resolveram se proteger e tentar viver uma vida mais segura (se é que isso é possível). Pessoas que apenas sobrevivem, dia após dia.



Eu tive a sensação de estar lendo o livro de trás para a frente, pois o começo do livro e o final, estão interligados, quando os tempos vão se alterando do presente para o passado, você vai descobrindo o que aconteceu durante os quatros anos que Malorie morou no abrigo.
O medo que esse livro despertou em mim, foi imaginar viver num mundo obscuro, que você não pode simplesmente abrir os olhos e olhar para fora, é um apocalipse onde a luta pela sobrevivência é manter os olhos fechados e em busca de suprimentos, enfrentar o desconhecido lá fora.
Eu li muitas críticas desse livro, o que me fez ficar mais curiosa para ler. Os últimos capítulos do livro li num fôlego só, e parece que só consegui respirar após terminar tudo! (Sim gente, não é exagero, o livro faz a gente ficar perturbada e assustada até quando uma folha de árvore cai do seu lado!). Mas o final me surpreendeu, fugindo do óbvio e mesmo ter deixado uma pontinha de curiosidade e dúvida, foi melhor do que esperava.

Ah, e para quem leu e gostou, e leu e imaginou as passagens do livro como uma bela cena (de terror) pra um filme, Josh deu uma entrevista ano passado para a Editora Intrínseca contando que o livro terá uma adaptação cinematográfica com os direito comprado pela Universal Studios e a produção será dirigida pelo argentino Andres Muschietti (o mesmo do filme Mama). O filme ainda esta em pré-produção, então vamos aguardar ansiosamente para ver o livro nas telonas!

Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Ano: 2015


Veja o Booktrailler do livro, abaixo!





Nenhum comentário:

Postar um comentário